O Dia Internacional do Jornalista, comemorado em 8 de setembro, deve servir de mote para uma reflexão maior do que a simples homenagem ao profissional de imprensa. Ele serve de estímulo para lembrarmos que uma sociedade só se torna uma democracia avançada e madura quando garante a liberdade de expressão e de difusão das informações.
Nosso país avançou, mas conviveu por muito tempo com um histórico de regimes autoritários que não toleravam a crítica. Nos últimos tempos, também… tivemos tentativas, disfarçadas de boas intenções, de, sob o rótulo de “democratização da mídia”, fazer avançar a censura e abortar o nosso desenvolvimento espontâneo, que só se consegue através da liberdade de ter boas ideias e de aplicá-las, e da liberdade de exprimir opiniões e denunciar o que está errado.
Como amante dessas liberdades, tenho total compromisso com o bom debate de ideias. Reforço meu convite para que você venha ouvir o que eu tenho a dizer. Confira minhas propostas e minha visão para um Rio mais livre!