O primeiro livro com a chancela do Instituto Liberdade e Justiça encontra-se disponível para pré-venda. Organizado e co-produzido pelo Prof. Adriano Paranaíba, nosso Diretor de Ensino e Pesquisa, em parceria com os autores: Marcos Paulo Schlickmann, Rafael Hespanhol, Eliezé Bulhões de Carvalho, Abimael de Jesus Barros Costa, Graziele Araujo Moura e Tiago Henrique França Baroni.
Mesmo sendo uma atividade meio, o transporte no Brasil sempre foi um setor importante, graças à dimensão continental que o país possui e que, após a fundação de Brasília em 1960, provocou o deslocamento da capital para o centro do país. Desde então, as questões logísticas se tornaram fundamentais – tanto para decisões na promoção de políticas públicas, bem como para ações estratégicas da iniciativa privada e que demandavam financiamento público para investimentos em projetos e obras de infraestrutura.
Porém, ainda não existe no Brasil, um material que tenha o objetivo de abordar setores específicos e importantes à luz do liberalismo. Esse é o principal objetivo desta obra: um livro com autores que discutam o setor do transporte à luz do pensamento liberal.
De fato, não se trata de um livro de autores liberais discutindo ou criticando como o setor veio e vem sendo tratado – muito pelo contrário. O livro traz autores especialistas da área de transporte propondo soluções para o transporte utilizando de perspectiva liberal em sua argumentação e proposição científica – teoria e prática do liberalismo para o transporte em seus diversos setores: rodoviário, hidroviário, ferroviário, aviação civil e mobilidade urbana.